Publicado em

Economizando no consumo de gás de cozinha

Com a crise econômica que nosso país vive e os constantes aumentos nas fontes energéticas a saída para não pesar no bolso é ECONOMIZAR.

Tivemos diversos aumentos no valor do gás desde 2017 e isso é demais não concordam?

 

Mas quais atitudes podem reduzir o consumo de gás na nossa residência?

A qualidade do gás é extremamente importante na economia. Procure distribuidoras que forneçam gás de qualidade, assim como a Bittencourt Cardoso.

Os queimadores do fogão e do forno devem estar sempre limpos (sem gordura e sujeira), as chamas devem sair azuladas, isso faz com que a combustão seja mais “perfeita” equilibrando a mistura de oxigênio e gás.

É errado pensar que os alimentos cozinham mais rápidos no fogo alto, cada alimento possui seu ponto de cocção, sendo assim se a chama sai pelas laterais da panela você está “jogando fora” o gás. Centralize a sua panela sobre a chama de gás

Ao utilizar o forno, procure mantê-lo fechado, aproveitando ao máximo o calor produzido pelo mesmo;

Os queimadores e reguladores de pressão devem estar bem regulados, se estiverem mal regulados o consumo de gás pode aumentar em até 30% ao mês. Esse problema pode ser notado, através de ruídos no queimador, chamas amarelas ou chamas que apagam sozinhas.

OBS: Notou que sua chama está muito forte, chame a Bittencourt Cardoso para regular ou mesmo reduzir a pressão.

 

Limpe periodicamente os injetores dos queimadores;

Tome cuidado com as fortes correntes de ar, elas podem atrapalhar uma combustão perfeita, esfriar as panelas e consequentemente aumentar o tempo de preparo dos alimentos

 

E os “economizadores de gás” que existem no mercado funcionam?

Primeiro temos que ter a consciência que não existe mágica, até hoje o que vi são peças que restringem a passagem de gás e consequentemente fazem uma “educação forçada” abaixando a chama de gás.

 

Existe algo no mercado que realmente reduza o consumo de gás?

Primeiro a manutenção preventiva no sistema ajuda a conservar os equipamentos, troca peças como o regulador que ao longo do tempo perdem sua capacidade de trabalhar com eficiência, os ensaios de estanqueidade que verificam possíveis vazamentos ocultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *