Publicado em

Composição do gás de cozinha

O gás de cozinha é um elemento super necesssário em nosso dia-a-dia que nos permite fazer pratos deliciosos em nossa cozinha. Mas o que muita gente não sabe, é do que este nosso aliado é composto. Por isso nós resolvemos matar a sua curiosidade e explicar do que é feito o gás de cozinha.

O gás de cozinha é fundamentalmente composto pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso.
Este tipo de gás é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões.

Os gases propano e butano são os principais componentes do gás de cozinha, sendo altamente inflamáveis, inodoros e incolores. Mas se eles não possuem cheiro, por que nós logo sentimos um odor característico quando o gás de cozinha está vazando?
Na verdade, esse cheiro que nós sentimos não é nem do propano nem do butano, mas sim de substâncias de enxofre (tiocompostos ou compostos sulfurados), mais especificadamente do grupo dos tióis, também chamados de mercaptanas. Essas substâncias que são adicionadas ao gás de cozinha possuem um odor extremamente desagradável e podem ser detectadas prontamente pelo consumidor mesmo em baixas concentrações. Esse alerta diminui o risco de acidentes.

Sabemos que são termos bastante químicos e científicos, mas afinal esses são realmente os elementos que compõem o nosso gás de cozinha, portanto, é sempre bom deixar registrado este tipo de informação, não é mesmo? 😉

Via Brasil Escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *