Publicado em

Cuidados que devemos ter no uso do ar-condicionado

O Brasil é um país naturalmente quente e, por isso, é comum haver equipamentos de ar-condicionado nas casas e nos estabelecimentos comerciais. Devido ao uso constante, muitas pessoas associam a exposição a esses aparelhos a problemas respiratórios.

No entanto, quando se trata dos efeitos do ar-condicionado em nossa saúde, a questão pode estar relacionada às rotinas de manutenção, que são muito mais simples de serem resolvidas. Confira.

A importância de manter a higiene do ar-condicionado
Filtros sujos e tubulações ou aberturas por limpar, além de uma má manutenção em geral, podem fazer com que seu sistema de ar-condicionado libere mofo ou outros contaminantes no ar que você respira.

Os potenciais problemas para a saúde
Enquanto a mera exposição ao ar-condicionado não está diretamente relacionada a doenças, o contato constante com um ar contaminado por impurezas pode contribuir para o surgimento de determinados problemas de saúde.

Resfriados e outras doenças respiratórias
Quando os filtros não são trocados e a limpeza ocorre de forma inadequada, o equipamento pode deixar o ar mais seco e com qualidade reduzida. Como consequência, as membranas mucosas da pessoa que entra em contato com o aparelho secam, deixando-a vulnerável a infecções respiratórias, fadiga e outras doenças.

Piora de alergias e irritações
Se você sofre de alergias, estar em um ambiente fechado e com um ar-condicionado em más condições de limpeza pode piorar ainda mais os sintomas. A melhor forma de prevenir esse quadro é manter em dia os cuidados com o ar-condicionado.

Amigdalite
A amigdalite (ou amidalite) pode ser causada por vírus ou bactéria. A doença provoca febre, dor de garganta, dificuldades para engolir e falta de apetite. Em ambientes muito secos, como aqueles em que o ar-condicionado fica ligado de forma intensa por muito tempo, as mucosas ressecam (e isso diminui a resistência das amígdalas).

Use seu aparelho de ar da maneira correta e evite complicações 😉

Via Blog adias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *