Publicado em

Como acender carvão para churrasco da maneira certa

Quem não gosta de reunir as pessoas e organizar um delicioso churrasco com os amigos ou a família? No grupo de responsáveis por esse evento sempre contamos com o “especialista de carnes” – que escolhe as carnes que vão para o fogo – o “especialista de bebidas” – que organiza a compra das bebidas e sua disposição na geladeira – e, é claro, o “especialista em carvão” – responsável por acender a churrasqueira.

O papel de “especialista em carvão” é sempre o mais difícil de ocupar, visto que poucas pessoas realmente sabem acender um carvão para churrasco da maneira certa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você cumpra essa tarefa com sucesso no próximo encontro com os amigos ou a família!

Passo #1: Escolha um carvão de qualidade
Para ter sucesso ao acender um carvão para churrasco, primeiramente, é preciso ter atenção para comprar um carvão de qualidade. Muitas vezes, economizar na compra desse item indispensável para seu churrasco, pode acabar lhe custando muito mais caro, já que carvões de má qualidade duram menos tempo e são mais difíceis de acender.

Passo # 2: Use carvões secos e prontos para a queima
Ao comprar um carvão, lembre-se sempre de armazená-lo em um local seco e seguro até a hora de utilizá-lo. Para que a chama consiga ser acessa com facilidade, os pedaços de carvão precisam estar extremamente secos e com nenhuma gotinha de umidade. A água pode dificultar o processo de queima do carvão, visto que o próprio álcool já tem um volume hídrico relativamente alto.

Passo # 3: Espalhe uma boa quantidade de carvão na churrasqueira
Para começar a preparar sua churrasqueira, pegue os carvões secos e distribua bem no espaço reservado para a queima. Alguns especialistas em churrasco preferem empilhar alguns carvões para facilitar que o fogo se espalhe mais facilmente, entretanto, você só precisa ter atenção para deixar os pedaços maiores de carvão no fundo da churrasqueira.

Passo # 4: Coloque álcool gel sobre o carvão para churrasco
Apesar de muitas pessoas utilizarem o álcool tradicional, também chamado de álcool 70%, para acender uma churrasqueira, é recomendável sempre preferir a versão em gel. O motivo é a menor concentração de água nesse tipo de álcool, situação que facilita a queima.

Passo # 5: Coloque o fogo em contato com o álcool
Na hora de acender o carvão, é preciso ter muito cuidado para não se queimar. Há quem prefira usar um fósforo aceso e colocar em contato com o álcool ou então explorar outras técnicas de levar o fogo até à mistura. Você pode acender um pão e colocá-lo no meio da churrasqueira, um pedaço de papel ou até mesmo usar um acendedor. A maneira que lhe parecer mais segura e que lhe deixar mais confortável é a que deve ser usada!

Passo # 6: Espere sua brasa ficar no ponto ideal para o churrasco
Não basta apenas acender o carvão e já começar a preparar as carnes. Uma boa brasa precisa de tempo para acender e ficar na temperatura ideal para o seu churrasco. Recomendamos que, após acesa, você espere cerca de 40 a 50 minutos para começar a trabalhar nas carnes e acompanhamentos que vão para a grelha.

Uma vez que você iniciou os preparos, sua brasa vai sempre precisar de atenção. Use pedaços de carvão para alimentá-la sempre que começar a perder calor e controle o fogo em excesso com o uso de cinzas produzidas com os carvões já queimados. Jamais use água ou outras técnicas para diminuir o fogo, ok?
Reserve alguns pedaços de carvão para churrasco para sempre alimentar o fogo quando for preciso aumentar a brasa. Recomendamos, entretanto, que você sempre conte com pelo menos dois sacos de carvão para evitar surpresas durante o preparo das carnes. ?

Agora você aprendeu a usar o carvão da maneira certa não, é? Então não perca tempo e peça logo o carvão para o seu churrasco na Bittencourt Cardoso

Via content.paodeacucar.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *